28.4.07

Marcelo Lopes Designer

No inicio da sua carreira dedicou-se por projectos de moveis e interiores, mas há dez anos dedica-se ao Design visual, actualmente Marcelo Lopes é Designer gráfico e publicitário. Criou marcas e identidades corporativas, como a da galeria Francine, em São Paulo, espaço dedicado a mostras de Design de jóias e artes plásticas.

O trabalho demonstra o que Marcelo Lopes denomina arte comercial. São projectos em que, a partir de materiais convencionais buscam-se efeitos especiais, como brilho, transparências e cortes não usuais.

Um dos projectos partiu do redesign da marca, em que estão associados o símbolo curvilíneo criado por Yael Sonia (designer de jóias que possui atelier no local)
e o nome da empresa. Lopes criou uma nova fonte, adoptando letras maiúsculas e espaçamentos alongados entre os caracteres; com o uso de serifas, incorporou a ideia de solidez e segurança à imagem contemporânea da galeria.

Nome e símbolo foram posicionados de modo a enfatizar a proporção longitudinal da marca, utilizando também um fundo rectangular, com bordas arredondadas, para facilitar a memorização pelo público.

No desenho de cartões de visita, envelopes, convites e outros itens, o designer trabalhou com efeitos especiais, aplicados sobre papel metalizado, na cor prata. Entre esses efeitos, destacam-se a sobreposição de camadas de cor sem perda de transparência, possível pela utilização de tinta azul translúcida, e a impressão em dois tons de prata
(do papel e do logotipo), com bordas em espessuras reduzidas até o limite da legibilidade.


No caso da Francine, levou-o a explorar o conceito da visitação, de identificação entre o usuário e o espaço físico da galeria. Assim, ele reproduziu, em itens de papelaria, os cortes circulares que caracterizam a fachada metálica do edifício.

Os convites para o ciclo anual de exposições, principal elemento de comunicação entre a galeria e seu público, são um dos destaques no trabalho de Lopes. Em envelopes rectangulares, com dimensões reduzidas para optimizar o aproveitamento do papel, alternam-se, vazados, o símbolo da marca e os cortes circulares. Em 2002, pretende-se que os convites contenham espirais e se desenrolem pela manipulação do usuário, como "esculturas de papel".





Catálogo criado por Marcelo Lopes
para a designer de jóias Yael Sonia








No convite para a mostra do acervo, de dezembro de 2001,
o designer explorou a idéia da interatividade com o público, usando pequenos pedaços coloridos de papel vegetal











Nos envelopes, o designer reproduziu
a forma sinuosa do símbolo da marc
a























Etapas do desenvolvimento da marca,
até chegar ao logotipo criado por Lopes












Convites retangulares, com papel vegetal colorido
e texto em camada de verniz. Cortes especiais
reproduzem o símbolo da marca e a fachada da galeria







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